Power
Energy
Clean
R. Wanderley da Costa Camargo, 219 - Vila Georgina - Campinas - SP | Localização
Telefone: (19) 3203-8773
Atendimento
(19) 99354-7737
Voltar para: Página inicial › Energia limpa › Energia Eólica
Capa da energia eólica
Energia Eólica

Introdução

Energia eólica é a subsituição da energia do vento em energia elétrica, através de aerogeradores.

A energia eólica, enquanto alternativa aos combustíveis fósseis, é renovável, está permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito de estufa durante a produção e requer menos terreno. O impacto ambiental é geralmente menos questionável que outras fontes de energia.

Os parques eólicos são conjuntos de centenas de aerogeradores individuais ligados a uma rede de transmissão de energia elétrica. Os parques eólicos de pequena dimensão são usados na produção de energia em áreas isoladas.

As companhias de produção elétrica cada vez mais compram o excedente elétrico produzido por aerogeradores domésticos. Existem também parques eólicos ao largo da costa, uma vez que a força do vento é superior e mais estável que em terra e o conjunto tem menor impacto visual, embora o custo de manutenção seja bastante superior. Em 2010, a produção de energia eólica era responsável por mais de 2,5% da eletricidade consumida à escala global, apresentando taxas de crescimento na ordem dos 25% por ano. A energia eólica faz parte da infraestrutura elétrica em mais de oitenta países. Em alguns países, como a Dinamarca, representa mais de um quarto da produção de energia.

A energia do vento é bastante consistente ao longo de intervalos anuais, mas tem variações significativas em escalas de tempo curtas. À medida que cresce a proporção de energia eólica numa determinada região, torna-se necessário aumentar a capacidade da rede de modo a absorver os picos de produção, através do aumento da capacidade de armazenamento, e de recorrer à importação e exportação de eletricidade para regiões adjacentes quando há menos procura ou a produção eólica é insuficiente. As previsões meteorológicas auxiliam o ajustamento da rede de acordo com as variações de produção previstas.

 

Vantagens e Desvantagens

Realizando uma análise um pouco mais profunda, podemos constatar algumas vantagens e desvantagens da energia eólica, que devem ser levadas em consideração na hora de escolher a energia que melhor se adapta a determinado ambiente, situação e objetivo.

A principal vantagem da energia eólica:

Redução de custo de energia convencional, sobretudo o quanto o investidor pode evitar CO2 (gás carbônico). O gráfico abaixo apresenta a quantidade de gás carbônico (CO2) evitada com a geração de energia eólica.


Gráfico do Gás carbônico evitado com implantação de energia eólica

Outras vantagens da energia eólica:

As desvantagens da energia eólica:

Conteúdo relacionado:

Mercado brasileiro de energia limpa
Brasil sobe 5 posições em ranking mundial eólico
O maior complexo eólico da américa latina

 

Newsletter

Quer receber um boletim com informações, promoções?


Clicando nessa imagem você retorna ao topo da página


Energia Limpa

Categorias

Compra

Serviços

Institucional

Recursos Humanos

Contato

Clicando nessa imagem você retorna ao topo da página