Power
Energy
Clean
R. Wanderley da Costa Camargo, 219 - Vila Georgina - Campinas - SP | Localização
Telefone: (19) 3203-8773
Atendimento
(19) 99354-7737
Voltar para: Página inicial › Energia Limpa › Energia Solar
Capa da energia solar
Energia Solar

Introdução

Energia solar é oriunda da luz e do calor do Sol. A exploração dessa energia renovável utilizada por diferentes tecnologias: fotovoltaica, heliotérmica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial.

Tecnologias solares são caracterizadas como ativas ou passivas, dependendo do modo como a energia é retida, convertida e distribuida. Os painéis fotovoltaicos são exemplo de tecnologias ativas.

Podemos citar técnicas solares passivas: orientação de um edifício para o Sol, a triagem de materiais com volume térmico favorável ou propriedades cristalinas, projetando espaços que façam o ar circular espontaneamente.

Os painéis fotovoltaicos, através das celulas fotovoltaicas convertem a energia luminosa em energia elétrica.

Nas usinas heliotérmicas, a produção de eletricidade acontece em dois passos: primeiro, os raios solares concentrados aquecem um receptor e, depois, este calor (350ºC - 1000ºC) é usado para iniciar o processo convencional da geração de energia elétrica por meio da movimentação de uma turbina. No aquecimento solar, a luz do Sol é utilizada para aquecer a água de casas e prédios (˜80ºC), o objetivo aqui não é a geração de energia elétrica.

No seu movimento de translação ao redor do Sol, a Terra recebe 1 410 W/m2 de energia, medição feita numa superfície normal (em ângulo reto) com o Sol. Disso, aproximadamente 19% são absorvidos pela atmosfera e 35% é refletido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar está na forma de luz visível e luz ultravioleta. As plantas utilizam diretamente essa energia no processo de fotossíntese. Nós usamos essa energia quando queimamos lenha ou combustíveis minerais.

Existem técnicas experimentais para criar combustível a partir da absorção da luz solar em uma reação química de modo similar à fotossíntese vegetal - mas sem a presença destes organismos. A radiação solar, juntamente com outros recursos secundários de alimentação, tal como a energia eólica e das ondas, hidro-electricidade e biomassa, são responsáveis por grande parte da energia renovável disponível na terra. Apenas uma minúscula fracção da energia solar disponível é utilizada.

Imagem ilustrativa de um painel fotovoltaico

As duas principais vantagens da energia solar:

Outras vantagens globais da energia solar:

As desvantagens da energia solar:

Conteúdo relacionado:

Mercado brasileiro de energia limpa
Energia Solar em Prédios e Solo
Regulamentação do ICMS da Energia Solar

 

Newsletter

Quer receber um boletim com informações, promoções?


Clicando nessa imagem você retorna ao topo da página


Energia Limpa

Categorias

Compra

Serviços

Institucional

Recursos Humanos

Contato

Clicando nessa imagem você retorna ao topo da página