Power
Energy
Clean
R. Wanderley da Costa Camargo, 219 - Vila Georgina - Campinas - SP | Localização
Telefone: (19) 3203-8773
Atendimento
(19) 99354-7737
Voltar para: Página inicial › Energia Limpa › Mercado
Capa da energia limpa
Energia Limpa

Introdução

A energia limpa caracteriza toda fonte de energia que expressa um efeito menor sobre o ambiente do que as tradicionais, geradas pelos combustíveis fósseis. Isso acontece, pois, essa energia sustentável, renovável e menos nociva ao ambiente e ao Homem. Não lança impurezas, sobretudo Co2 na atmosfera, dessa forma, não prejudica na poluição em nível global.

Cerca de 20% da energia gerada e consumida no mundo são oriundas de fontes limpas.

Sendo assim renovável, a energia não libera detritos ou gases poluentes geradores de inúmeros contratempos ambientais durante seu uso.

Energia Limpa

As energias limpas não geram gases de efeito estufa ou muito pouco, contribuindo com a redução do aquecimento global do planeta.

Embora, a energia é chamada de limpa, acaba causando impacto ambiental, mínimo no local de instalação da indústria ou usina em que ela é produzida. Ainda não existe um tipo de energia que não cause nenhum colisão ambiental, na instalação ou geração.

Os tipos de energia limpa:

Energia Eólica: energia gerada pela potência dos ventos;
Energia Solar: energia extraída dos raios solares.
Energia Hidráulica: energia adquirida a partir das correntezas e queda-d’água;
Biogás/Biocombustível: fabricados a partir da mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano;
Biocombustíveis, por exemplo, o Etanol produzido em escala comercial a partir da cana-de-açúcar, mamona e milho e o Biogás gerado a partir da biomassa, Bioetanol, Bioéter, Biodiesel, entre outros.

Todas as fontes de energia renováveis

Investimento do Ministério do Meio Ambiente

O orçamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com despesas para a implantação de políticas públicas cresceu de maneira representativa nos últimos anos como observado no Dashboard abaixo.

O governo federal através do ministério do meio ambiente está investindo em energia limpa, sobretudo eólica.

Em 2014, a execução orçamentária do MMA chegou a R$ 1,161 bilhão, para as despesas discricionárias passíveis de contingenciamento, acrescidas das despesas vinculadas às fontes de execução obrigatórias da Agência Nacional de Águas.

O valor representa um aumento de 36,4% em relação aos R$ 851,1 milhões executados em 2011. O dado supera a inflação de 19,87% acumulada nesse mesmo período. Confira no Gráfico as verbas executadas em bilhões. Sendo que, o investimento em sustentabilidade aumentou em 78,23% entre: 2010 e 2014. As informações foram extraídas do site do Ministério do Meio Ambiente.

 

Mercado de Energia Limpa

No Brasil, parques eólicos, é, de longe a principal fonte de abastecimento, atendendo 90% do consumo de energias alternativas das companhias.

Casos de Sucesso no Brasil

O ranking brasileiro foi elaborado pela primeira vez pela Bloomberg New Energy Finance (Bnef), empresa de pesquisa sediada na Inglaterra que edita em outros países o Corporate Renewable Energy Index (Crex), índice que mede o uso de energias renováveis pelas companhias.

Na versão brasileira do índice, a Faber Castell e a Autometal se destacaram, figurando em primeiro lugar entre as 19 empresas que entraram na lista. As duas companhias utilizaram 100% da energia que consumiram em 2011 de fontes renováveis alternativas.

Mas, em termos absolutos, se considerado o volume de energia utilizado no processo de produção, se sobressaem a Vale, a Alcoa Alumínio, a Fibria Celulose, a Duratex e a Klabin. Cada uma dessas cinco empresas consumiu em um ano mais de 1 mil GWh de energia de fontes alternativas, o que as coloca em uma posição de destaque também no cenário mundial.

Do total consumido pela Vale em 2011, 7,5 mil MWh vieram de fontes renováveis, ou 52% do seu consumo. Com esse resultado, a mineradora brasileira passa a fazer parte de uma elite global de empresas, figurando entre os cinco grupos que mais utilizam energia de fontes renováveis pelo índice Crex. A Vale possui quatro PCHs em Minas Gerais, com 58 MW instalados de potência, e está investindo em energia eólica e em combustível de palma.

"Essa é a primeira vez que incluímos empresas brasileiras em nosso índice", diz Maria Gabriela da Rocha Oliveira , diretora para América Latina da Bnef. As empresas no Brasil, segundo ela, mostram um bom desempenho em relação aos seus pares no mundo. Essa vantagem se explica pela riqueza de recursos hídricos do país, além das condições privilegiadas para a geração de energia eólica, solar e de biomassa, como cana e madeira de reflorestamento.

A participação de fontes renováveis de produção de eletricidade expandiu-se em 2,5 pontos percentuais na matriz elétrica brasileira em 2011, alcançando 89%. Mas o número inclui grandes hidrelétricas, que são excluídas do índice Crex. O país é um dos países com maior oferta de energia hidráulica no mundo.

Segundo Maria Gabriela, as PCHs são a principal fonte de energia alternativa no Brasil, respondendo por 49% do total consumido pelas empresas em 2011. Mas esse percentual já foi maior no passado, alcançando 53% em 2009. Muitas companhias utilizam no Brasil um "blend" (mistura) de energias renováveis , que incluem diversas fontes, entre elas eólicas. Essa modalidade, que respondia por 20% do consumo, cresceu para 25% em 2011. A energia de biomassa manteve sua participação de 21% na matriz de fontes renováveis no Brasil entre 2009 e 2011.

Outra tendência mostrada pela pesquisa foi o aumento na contratação de energia renovável no mercado livre brasileiro, que já respondeu em 2011 por 10% do total consumido pelas empresas. Mas o investimento direto feito pelas próprias companhias em projetos de geração, como PCHs e parques eólicos, ainda é, de longe a principal fonte de abastecimento, atendendo 90% do consumo de energias alternativas das companhias.

Ranking de Empresas

Conteúdo relacionado:

Brasil sobe 5 posições em ranking mundial eólico
O maior complexo eólico da américa latina
Regulamentação do ICMS da Energia Solar
Fazendo uma Casa Sustentável

 

Newsletter

Quer receber um boletim com informações, promoções?


Clicando nessa imagem você retorna ao topo da página


Energia Limpa

Categorias

Compra

Serviços

Institucional

Recursos Humanos

Contato

Clicando nessa imagem você retorna ao topo da página